5 Filmes sobre adoção para adultos

A adoção é um tema com bastante representantes no cinema, com conteúdo voltado para todos os públicos. É importante ver obras que retratam de forma mais realista todos os aspectos desse processo, desde suas alegrias até suas frustrações.
Pensando em oferecer um momento de reflexão, separamos os filmes abaixo:

1 – Um sonho possível

fonte: Warner Bros.

Baseado em fatos reais e com uma história tocante, nesse longa conhecemos o jovem Michael Oher. Vítima de inúmeras rejeições e preconceitos, o garoto cresce sem encontrar o acolhimento familiar até encontrar a família Tuohy. A princípio, eles têm a intenção de ajudar Michael, mas acabam se cativando pelo garoto e o incentivando nos estudos e nos esportes. Esse encontro influencia muito na vida do jovem e embarcamos em uma história de superação, amor, altruísmo e compaixão.

2 – De repente uma família

fonte: Paramount Pictures.

Acompanhamos o jovem casal  Pete e Ellie que decidem adotar uma criança e visitam uma feira destinada a promover encontros em crianças disponíveis para adoção e pais pretendentes. Lá eles conhecem a pré-adolescente Lizzie, uma menina de personalidade forte e decidem adotá-la. O que eles não esperavam é que para adotar Lizzie teriam também que adotar seus dois irmãos mais novos. Assim, os novos pais se vêem com três crianças desobedientes e cheias de disposição em casa, mudando a vida do casal completamente.  É um filme leve, com doses de comédia e que traz a reflexão sobre o tema da adoção tardia, além do desafio do relacionamento entre pais e filhos.

3 – A estranha vida de Timothy Green

fonte: Walt Disney Pictures.

O casal Cindy e Jim Green tentam desesperadamente ter um filho, mas sempre sem sucesso. Pensando em uma forma de expressar seu sofrimento, eles resolvem escrever todas as características que gostariam que o filho deles tivesse em um papel, colocam esse papel em um baú e o enterram no quintal de casa. Na manhã seguinte, aparece um garoto na porta de casa, dizendo se chamar Timothy e que ele veio do jardim. Para deixar tudo ainda mais curioso, o garoto apresenta todas as características anotadas na noite anterior e tem folhas crescendo de suas pernas. A chegada dessa criança transforma a vida do casal e nos ensina a enxergar a riqueza dos momentos simples e sobre o amor.

4 – O contador de histórias

fonte: Warner Bros. Pictures.

Outro longa baseado em uma história real. Aqui conhecemos Roberto Carlos Ramos, um menino de 13 anos, que desde os 6 frequenta instituições para menores, envolvendo-se com drogas e tentando fugir das mesmas diversas vezes. O garoto é considerado um caso perdido e um dia recebe a visita da pedagoga francesa Margherit Duvas, que trata Roberto com carinho e tem como objetivo sua  recuperação e aprendizagem. No início a aproximação é difícil, mas com o tempo ela conquista o respeito e o coração do jovem, e os dois aprendem sobre a importância das segundas chances.

5 – Cor da pele: mel

fonte: editora Quadrants.

Nesse filme que mistura animação e documentário, o diretor coreano Jung Laurent Boileau conta sua própria história, de como foi encontrado por um policial nas ruas de Seul e encaminhado para a adoção. Após ser adotado por uma família da Bélgica, ele se muda para lá, onde cresce e se torna cartunista. Quase 40 anos depois, ele decide voltar ao seu país de origem, e retrata as dificuldades encontradas na sua trajetória, sua adaptação e a questão identitária com sua nova família.